Como as mudanças climáticas afetam em tempo real

Impactos climáticos

Descubra como os eventos extremos estão transformando nosso ambiente.

O que está fazendo a mudança climática hoje?

Navegue pela nossa linha do tempo interativa para entender como as mudanças climáticas causadas pela queima de combustíveis fósseis estão afetando nossas comunidades em tempo real. Clique em cada evento para saber mais sobre as consequências e o contexto.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

Mapa de calor

Use nosso mapa interativo para visualizar as regiões mais afetadas pelas mudanças climáticas. Amplie o mapa e acesse informações detalhadas sobre os eventos que estão ocorrendo nessas áreas.

Por que ocorrem os impactos climáticos?

Onda de calor

Uma onda de calor é definida como um período de temperaturas excepcionalmente altas. A Organização Mundial da Saúde a descreve como: “um período marcado por clima excepcionalmente quente (máximas, mínimas e média diária) em uma região, durante pelo menos dois dias consecutivos”. Para ser considerada uma onda de calor, as temperaturas devem estar fora das médias históricas daquela zona.

Como as mudanças climáticas agravam as ondas de calor?

O efeito mais evidente e direto das mudanças climáticas provocadas pelo ser humano é o aumento das temperaturas globais: já observamos um aumento de 1 °C na temperatura média do planeta. As ondas de calor sempre existiram, mesmo antes do aquecimento global. No entanto, quando ocorrem em um mundo já mais quente em 1 grau, elas têm mais chances de se tornarem ondas intensas. Consequentemente, as mudanças climáticas aumentaram a frequência e a severidade das ondas de calor e dos recordes de temperatura.
No items found.

Seca

A seca é uma anomalia climática transitória em que a disponibilidade de água fica abaixo do normal em uma área geográfica. A água não é suficiente para suprir as necessidades das plantas, dos animais e dos seres humanos que vivem nesse local.

Existem vários tipos de seca:

Agricultura: falta de água ou umidade no solo para satisfazer as demandas agrícolas.
Hidrológica: escassez em fontes de água, como rios e aquíferos.
Secas repentinas: secas que ocorrem de forma súbita e se agravam rapidamente.
Megassecas: períodos prolongados de seca que podem durar décadas ou mais.

Em geral, uma seca é preocupante quando não há água suficiente para cobrir as necessidades básicas.

Como as mudanças climáticas agravam a seca?

As mudanças climáticas estão tornando as secas mais prováveis e mais severas. Embora não seja incomum que ocorra uma seca, as mudanças climáticas agravaram essas condições para que, quando elas ocorrem, aconteçam em um clima mais quente e, em alguns casos, com menos precipitação. Isso tem consequências graves na qualidade e quantidade da água disponível para as pessoas e os ecossistemas. O calor provoca menor acúmulo de neve, derretimento mais rápido, maior evaporação de lagos e rios e maior evapotranspiração do solo e das plantas. Em certos casos, também há evidências de que as mudanças climáticas alteram os padrões de chuva, impedindo que a água chegue às áreas necessitadas. Esses efeitos combinados transformaram secas moderadas em situações graves ou extremas.
No items found.

Incêndios florestais

Um incêndio florestal é um incêndio descontrolado em áreas silvestres. Pode ocorrer em florestas, pastagens ou outros ecossistemas. Os incêndios podem ter origem em causas naturais (raios) ou em ação humana (negligência).

¿Cómo agrava el cambio climático los incendios forestales?

As mudanças climáticas estão aumentando o tamanho, a frequência e a intensidade dos incêndios florestais, bem como a duração da temporada de incêndios. Qualquer incêndio precisa de uma fonte de ignição e combustível abundante. As mudanças climáticas podem não iniciar as chamas, mas criam as condições para que se transformem em incêndios catastróficos: temperaturas mais altas, vegetação seca e menor disponibilidade de água devido ao derretimento antecipado da neve e maior evaporação. Os cientistas já identificaram a pegada das mudanças climáticas na atividade dos incêndios florestais durante a última década.
No items found.

Inundações

Uma inundação é o transbordamento de água em áreas normalmente secas. Uma enchente repentina (flash flood) ocorre em menos de 6 horas após uma chuva extrema. Pode acontecer perto do mar, rios ou lagos, de forma rápida ou prolongada (dias ou semanas). As causas incluem chuvas intensas, aumento do nível do mar com marés altas ou ondas, degelo acelerado ou rompimento de barragens ou diques.

Como as mudanças climáticas agravam as enchentes?

As mudanças climáticas estão aumentando o risco de inundações ao elevar o nível do mar, aumentar as precipitações extremas e totais, intensificar as tempestades e acelerar o derretimento da neve e do gelo. Essas inundações estão colocando em risco um número crescente de comunidades costeiras e do interior.
No items found.

Entre em contato conosco

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.